terça-feira, 17 de abril de 2012

NTM - MAIS UM SONHO SE REALIZA




As tecnologias estão cada vez mais integradas ao nosso cotidiano e, desta forma, vem transformando a vida da humanidade nas últimas décadas, implicando em novas formas de pensar, trabalhar e viver no mundo atual. Essas mudanças vêm atingindo vários segmentos da sociedade, entre esses, as instituições educacionais.

Buscando integrar os espaços e modalidades de aprendizagens apoiadas nas tecnologias, como forma de minimizar o distanciamento, ainda existente, entre as diversas linguagens tecnológicas e a prática docente, como também entre a escola-comunidade-conhecimento. A Prefeitura Municipal de Santo Antonio, através da SME, em parceria com a Diretoria de Infraestrutura em Tecnologias Educacionais – DITEC/MEC implantou um Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM - um espaço adequado e equipado com acesso as multimídias e tecnologias digitais destinado à formação continuada dos professores.

O MEC disponibilizou os equipamentos, a assistência técnica e a certificação dos cursos fornecidos. O espaço físico, mobiliário, instalações elétricas e lógicas, manutenção do espaço físico, equipamentos, materiais de consumo e recursos humanos são de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

É importante salientar que apenas 12 cidades do estado do RN possuem NTM. Santo Antonio é uma delas graças ao empenho e dedicação do Prefeito Municipal, Dr. Gilson, e da Secretária de Educação, Prof.ª Ceiça, que não medem esforços na busca incansável por uma educação cada vez melhor.

O NTM disponibilizará cursos de formação continuada, minicursos e oficinas pedagógicas para gestores, professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino no que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

As primeiras ações do NTM já estão em andamento:

· Parceria com o Programa Escola Ativa para realização dos Módulos de Formação;

· Oficinas com os professores da EM Maria Umbelino de Melo sobre o “Bom Uso Pedagógico das TICs”;

· Oferta de vagas dos cursos do Proinfo Integrado – no momento está sendo ofertado o curso Introdução à Educação Digital (40h).

“É com trabalho, compromisso e participação que se constrói uma educação de qualidade”, afirma Dr. Gilson.
por gilliard Faustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário