quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Formação em Leitura, Produção Textual e Gramática Aplicada



A Secretaria Municipal de Educação continua com a oferta do Curso de Formação em Leitura, Produção Textual e Gramática Aplicada para os professores da zona rural. Esta formação é ministrada pelo professor Ranilson Duarte Pereira.

“A proposta em realizar um estudo com professores do ensino fundamental na zona rural de Santo Antônio, no que se refere aos aspectos da Língua Portuguesa, ocorre em virtude da necessidade que há de uma nova compreensão nas formas de abordagem dos conhecimentos lingüísticos, na tentativa de se estabelecer um ensino de linguagem mais focado na leitura e na produção de texto enquanto práticas sociais. Os conhecimentos gramaticais aparecem nessa perspectiva como consequência e não como fim, conforme se viu durante tanto tempo nas escolas em todo país.

Enquanto se discute uma abordagem mais crítica desses conteúdos, criam-se oportunidades de revisão de conteúdos ora esquecidos e que surgem de uma outra maneira, mais leve e mais significativo - oportunidade em que se observa a importância dos conteúdos gramaticais não como conteúdo a ser memorizado, mas aplicado nas diversas práticas do discurso” explica o professor Ranilson.

FONTE: blog da educação



Nenhum comentário:

Postar um comentário