segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FORMAÇÃO DO CONSEA MUNICIPAL


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania convida todos os representantes das Associações Rurais e Urbanas para participarem do Fórum Municipal para a escolha das Associações que farão parte do CONSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santo Antônio. O Fórum acontecerá no dia 02 de dezembro de 2011, na sede da Sec. Mun. de Assistência Social e Cidadania, a partir das 09:00 hs.
Obs.: só estará apta a vaga no CONSEA a associação que estiver adimplente com a Receita Federal (medinate apresentação de comprovante) e ativa.

FONTE: blog da assist.social

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - COMEMORAÇÃO EM CAJAZEIRAS






A Escola Municipal José Alexandre de Lima (Cajazeiras) encontra-se localizada numa área que está sendo reconhecida como remanescente de quilombola e desenvolveu atividades direcionadas ao dia da consciência negra comemorado no dia 20 de novembro. O Colégio Ideal participou das festividades onde alguns alunos apresentaram músicas, danças e poemas acerca do tema. Os alunos do professor Geraldo Camilo Junior, do 5º Ano, da escola de Cajazeiras também fizeram suas apresentações. Foi um momento rico de troca e de aprendizagens significativas. Além de ter sido uma oportunidade de valorização da cultura local que se constitui num dos objetivos da escola de acordo com o que rege o Projeto Político Pedagógico da mesma.

fonte: blogs santoantoniominhacidade e sec.educação

FEIRA DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS










As Feiras de Ciências das escolas municipais foram um sucesso. A última aconteceu na EM Maria Umbelino de Melo com o tema “O meio Ambiente”. Também realizam suas feiras a EM José Alexandre de Lima que trabalhou com o tema “A importância da cultura local para a história de um povo” e o CMEI Prof.ª Rosa de Araujo Maia que trabalhou “o resgate da importância da literatura infanto juvenil e dos contos clássicos na Educação Infantil.

sábado, 19 de novembro de 2011

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.


fonte: suapesquisa.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO FOI UM SUCESSO

Na mesa a presidenta do CMDCA de Santo Antonio, Samile Fernandes, o prefeito Dr. Gilson e o ch. de gab. Audy Acciole. Em pé ver. Dedé Camilo.




















O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes-CMDCA, de Santo Antonio realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios. A Conferência contou com a presença do prefeito municipal Dr. Gilson Geraldo, do chefe de gabinete Audy Acciole e vereadores. Tivemos como palestrante o psicologo do CRAS, Jeronildo Jeronimo, onde abordou o tema da conferência.

Na programação teve apresentação artístico-cultural do PETI, trabalhos em grupos, coffee break e escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual. Diversas entidades, crianças e adolescentes participaram da Conferência, que contou com o apoio da Prefeitura de Santo Antonio, através de várias secretarias, como também da comissão organizadora do evento composta por: Andre Felix, Andressa dos Santos, Erika Marielly, Karina Maria, Maria Gracielle, Maria Ivone e Samille Fernandes (presidenta do CMDCA), além da equipe dos grupos: Olifa de Oliveira, Maria Ivone, Paulo Cezar e Marcos Alexandre. A conferência aconteceu dia 11 de novembro, no CCI de Santo Antonio.

fonte: audy aciolle e dedé camilo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PROJETO DE UMA BIBLIOTECA ITINERANTE PARA LEVAR MAIS LEITURA E SABER A COMUNIDADE ESCOLAR





Diante da importância do hábito da leitura e da falta de recursos financeiros para implantação de uma biblioteca em cada escola criou-se o projeto de biblioteca itinerante denominado “Caminhos de Leitores” buscando uma forma inovadora de disseminar a leitura nas escolas da rede, que era um sonho da professora Lourdinha Fernandes e que se transformou em realidade.

Com o apoio do professor Ranilson Duarte e a professora Maria José Candido o projeto está sendo um sucesso.

Todas as escolas estão sendo visitadas e a emoção dos alunos ao assistirem a peça e adentrarem no traller nos faz acreditar que apesar de todas as dificuldades e desafios é possível oferecer educação de qualidade.

por gilliard faustino