terça-feira, 25 de outubro de 2011

NASF de Santo Antonio em Ação









11 de outubro comemorou-se antecipadamente o dia das Crianças que são acompanhadas pela equipe do NASF, as crianças foram presenteadas com um passeio de trem de natal a ceara - mirim durante o trajeto foram distribuídas picolés, algodão doce, pipoca. Além disso, a criançada divertiu-se com a presença de palhaços e grupo de teatros.

Teve como organizadores a Fonoaudióloga Drª Tânia, a Psicóloga Drª Glória, e a Estagiaria de Psicologia Rosy, quando o mesmo foi realizado com ajuda da Prefeitura Municipal que disponibilizou o transporte.

sábado, 15 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DIA. PARABÉNS PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE SANTO ANTONIO. VAMOS CONTINUAR ENSINANDO E LUTANDO PELOS NOSSOS IDEAIS; POR DIAS MELHORES; POR UM SALÁRIO DIGNO E POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS NOSSOS ALUNOS.

15 DE OUTUBRO É O DIA DO PROFESSOR

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TRABALHO COM ALUNOS EXCEPCIONAIS



AEE – ALUNOS COM SURDEZ

O AEE para os alunos com surdez envolve três momentos didático-pedagógicos:

· Atendimento Educacional Especializado em Libras

· Atendimento Educacional Especializado de Libras

· Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa.

O AEE em seus três momentos visa oferecer a esses alunos a oportunidade de demonstrarem se beneficiar de ambientes inclusivos de aprendizagem.

O AEE em Libras fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula. Esse atendimento contribui para que o aluno com surdez participe das aulas, compreendendo o que é tratado pelo professor e interagindo com seus colegas.

O AEE de Libras baseia-se no ensino dessa Língua e deve ser planejado com base na avaliação do conhecimento que o aluno tem a respeito da Libras e realizado de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua em que o aluno se encontra.

O AEE de Língua Portuguesa tem como objetivo desenvolver a competência linguística, bem como textual, dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.

Considerando esta proposta didático-pedagógica a Secretária Municipal de Educação, Conceição Anselmo atendeu a solicitação das Professoras da Sala de Recursos Multifuncionais (Ana Lúcia e Kélia) e contratou Jailson Xavier (que tem surdez) e está exercendo a função de Instrutor na SRM.


Fonte: blogdaeducação

terça-feira, 11 de outubro de 2011

12 DE OUTUBRO - É O DIA DAS CRIANÇAS



QUE TODAS AS CRIANÇAS CRESÇAM EM PAZ E COM UM FUTURO BRILHANTE.

OS MEUS PARABÉNS A TODAS AS CRIANÇAS SANTOANTONIENSES.


PARABÉNS ESPECIALMENTE AOS MEUS FILHOS PLÍNIO GUSTAVO E ENZO HENRIQUE.