sexta-feira, 10 de junho de 2011

REUNIÃO COM DIRETORES E COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Atendendo ao cronograma de reuniões com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos a secretária de educação, na sua pauta reafirmou a importância das escolas concluírem seus PPPs, regimento escolar e conselho diretor como forma de democratizar ainda mais o sistema de ensino municipal.
Evidenciou-se ainda o lançamento do Prêmio AIC – Alfabetização na Idade Certa, projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação destinado aos professores que lecionam no 2º ano do Ensino Fundamental.
A prova Brasil, o índice de aprendizagem dos alunos e o cronograma de realização dos festejos juninos foram temas também socializados. “O encontro mensal com coordenadores, diretores e vice-diretores é uma oportunidade de estar acompanhando mais de perto como está sendo conduzido o processo educacional nas escolas da Rede Municipal de Ensino”, relata a Secretária.
FONTE: blog da SME.











OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS

A nutricionista da educação, Jussara Domingos, elaborou uma oficina de capacitação com todas as merendeiras da rede municipal de ensino, visando um melhor aproveitamento dos gêneros alimentícios e cardápio nutricional, buscando assim oferecer uma merenda cada vez mais de qualidade, que atenda ao sabor e ao valor nutricional necessário ao crescimento dos alunos. Na ocasião foi entregue uma cartilha para todas as merendeiras e reforçou-se a importância do cumprimento do cardápio semanal, evitando assim o desperdício dos alimentos


As merendeiras falaram da satisfação das reformas e ampliações nas cozinhas, da qualidade e quantidade dos gêneros alimentícios distribuídos semanalmente.










sábado, 4 de junho de 2011

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE BLITZ ECOLÓGICA






A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZOU UMA BLITZ NA FEIRA LIVRE DA CIDADE, EM FRENTE A MATRIZ, COM O INTUITO DE DISTRIBUIR MUDAS DE PÉS DE “NEEM”. O NEEM É UMA ÁRVORE ORIGINÁRIA DA ÍNDIA QUE SE ADAPTOU BEM AO SOLO BRASILEIRO. FOI INTRODUZIDA NO CEARÁ, NO INÍCIO DOS ANOS 90. SENDO BEM CULTIVADA PODE CHEGAR EM POUCO TEMPO A SER UMA ÁRVORE FRONDOSA QUE DA UMA BELA SOMBRA E SUAS FOLHAS SERVEM COMO UM REPELENE NATURAL.




O OBJETIVO DA BLITZ FOI DE LEMBRAR O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COMEMORADO EM 05 DE JUNHO, CONSCIENTIZAR AS PESSOAS PARA A PRÁTICA ECOLÓGICA E QUE SE CRIE O HÁBITO DE PLANTAR E CULTIVAR ÁRVORES.
PARTICIPARAM DO EVENTO A COORDENADORA DO MEIO AMBIENTE ERIKA MAIA E OS AGENTES DE FISCALIZAÇÃO ROMILDO MIGUEL E JOSENITON PAULO.





































05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.


A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.



Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.



A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.



Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.



A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.



É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

FONTE: Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola

PRÊMIO "AIC" - MAIS UMA ATITUDE EM PROL DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO

Prêmio AIC
A Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Conceição Anselmo, lança o Prêmio Alfabetização na Idade Certa como uma forma de incentivo e reconhecimento aos professores do 2º ano do Ensino Fundamental.

Veja na íntegra o edital de informação do Prêmio AIC.


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SANTO ANTONIO – RN
EDITAL DE INFORMAÇÃO DO PRÊMIO AIC


A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antonio torna público o edital do I Prêmio Municipal AIC (Alfabetização na Idade Certa) - edição 2011, para conhecimento dos estabelecimentos de ensino municipal, destinado aos professores do 2º ano do Ensino Fundamental, obedecendo aos critérios deste edital.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 – O prêmio será regido por este edital e executado pelas escolas da Rede Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação.
1.2 – O prêmio visa reconhecer o trabalho do professor que conseguir alfabetizar seus alunos na idade e série certa em consonância com a meta estabelecida pelo PNE - Plano Nacional de Educação.

2 – DA INSCRIÇÃO
2.1 – Todos os professores que lecionam no 2º ano do Ensino Fundamental estarão automaticamente inscritos e concorrerão ao prêmio.

3 – DOS CRITÉRIOS
3.1 – Na avaliação do professor serão considerados os itens com a pontuação de acordo com a legenda nas cores determinadas:
verde – 100% de acertos
amarelo – 51% a 99% de acertos
vermelho – 1% a 50% de acertos
3.2 – Será considerada a provinha Brasil, aplicada no 1º e 2º semestre como instrumento avaliativo, além de um teste de leitura e escrita, aplicados no 2º semestre, todos aplicados pelos coordenadores escolares.
3.3 – A avaliação será encaminhada pelos coordenadores a uma comissão constituída para este fim.

4 – DA COMISSÃO
4.1 – A comissão de avaliação será composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação
4.2 – A comissão terá como atribuição analisar os resultados obtidos e classificar os professores, conforme o que rege este edital
4.3 – Não poderão integrar a comissão de avaliação membros da equipe pedagógica das escolas, nem professores que estão concorrendo ao prêmio.

5 – DO PROCEDIMENTO E DO JULGAMENTO
5.1 – A comissão de avaliação utilizará os resultados advindos da provinha Brasil, do teste de leitura e analisará a escrita dos alunos, levando em consideração a proposta pedagógica e curricular do município, podendo valer-se de outros mecanismos, tais como: entrevistas com professores, alunos e coordenador pedagógico
5.2 – Serão premiados os professores que conseguirem alfabetizar todos os seus alunos, exceto os alunos que comprovadamente tiverem alguma deficiência cognitiva.

6 – DO PRÊMIO
6.1 – O prêmio poderá ser um troféu, uma placa de honra ao mérito ou algo que possa ser um suporte pedagógico (livro, computador) ou similar, além de um diploma “Professor Alfabetizador”.
6.2 – A divulgação e premiação dos vencedores do Prêmio AIC, edição 2011, acontecerá em sessão solene na Sede da Secretaria de Educação.

7 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 – Aos casos omissos neste edital, caberá a comissão resolvê-los.

Santo Antonio-RN, 01 de maio de 2011

Maria da Conceição da Silva Anselmo
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



FONTE: BLOG DA SME


SANTO ANTONIO REÚNE NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DO PLHIS










A Prefeitura de Santo Antonio através da Secretária de Assistencia Social, em conjunto com a empresa Escala Engenharia realizou na manhã do dia 2, na sede da Câmara Municipal, uma audiência publica com representantes da sociedade civil organizada e membros do núcleo de acompanhamento do Plano Local de Habitação e Interesse Social - PLHIS para apreciar e aprovar o Subproduto I do Diagnóstico do PLHIS deste respectivo município.A reunião aconteceu imediatamente após a realização do evento que fez a apreciação final do subproduto I do diagnóstico. Na abertura, o secretário municipal de Administração, José Adelson da Silva Rodrigues, que representou o prefeito Dr. Gilson Geraldo, saudou os presentes e disse da importância do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS para o município e passou a palavra para Elequicina Santos, da equipe da Escala Engenharia, que apresentou o estágio atual do trabalho, dizendo dos passos que estão sendo dados na realização do PLHIS/SantoAntonio.Em seguida, Haroldo Gomes fez a apresentação do subproduto 1 do Diagnóstico, em exposição dialogada, expondo a caracterização do município de Santo Antonio e sua inserção regional, os atores sociais em Santo Antonio relacionados com o tema da habitação, o laudo financeiro do município (análise dos balanços do município, recursos transferidos pelo Governo Federal no período de 2009 e 2010, investimentos federais em habitação, no município de Santo Antonio), análise dos marcos legais e regulatórios, e das condições institucionais e administrativas .

Em seguida, abriu-se para o debate e algumas pessoas interviram sugerindo que se acrescente informações sobre a situação das estradas, principalmente as que ligam a zona urbana à zona rural do município. Foi feito também um breve levantamento dos bairros existentes na cidade e dos principais problemas existentes. Constatou-se, também, que existem muitas informações sobre a evolução populacional do município, sendo necessário resumir mais esta parte.

Ao final, o núcleo de acompanhamento do PLHIS aprovou a o subproduto 1 do Diagnóstico, com as sugestões apresentadas e anotadas pela equipe da Escala Engenharia. Por fim, o secretário municipal de Administração, José Adelson da Silva Rodrigues, agradeceu a participação, o interesse e a colaboração dos presentes, mais uma vez reforçando a importância da participação da população nesses momentos de construção de alternativas na cidade.

FONTE e Fotos: Flavio Luiz (SMAS)