segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROPOSTA DE UMA CASA ABRIGO NA COMARCA DE SANTO ANTONIO. UM SONHO DE CONQUISTA



UMA audiência pública idealizada pela promotoria de justiça que aconteceu no último dia 20 de maio (sexta - feira) contou com a participação de prefeitos dos municípios da Comarca de Santo Antonio - RN, do CMDCA, articulação do selo Unicef, conselho tutelar e demais representantes da sociedade civil das cidades envolvidas. A audiência ocorreu no Fórum de Santo Antonio. O objetivo do evento era definir e mostrar o que é uma casa abrigo para a sociedade e os governantes municipais. E que depois os prefeitos das cidades de Santo Antonio, Várzea, Serrinha, Jundiá, Passagem e Lagoa de Pedras assinalassem um compromisso de idealizar a construção deste empreendimento que só faz aumentar a luta pela igualdade e responsabilidade social.


A Casa Abrigo é uma instituição de caráter filantrópico em formaçãrao que tem por objetivo buscar o melhor de cada jovem ou adolecente potencialmente brilhante e que por infelicidade tenha se desviado do seu caminho.Seu trabalho é sério e embasado em pesquisa, amor e extrema boa vontade.Idealizada por gente responsável, dedicada e muito experiente, tem, traduzido em esperança, o olhar voltado para o futuro.


sábado, 21 de maio de 2011

PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO MUNICIPAL DE COMBATE A DENGUE

A secretaria municipal de meio ambiente em parceria com a secretaria de educação promoveu o "III Concurso Municipal de Redação", cujo evento fez parte da III Semana de Mobilização de Combate a Dengue", na perspectiva de incentivar a população e em especial aos alunos, sobre a importância do combate a dengue. Os alunos ganhadores receberam a premiação no Palácio Luiz Antônio Vidal, sede da prefeitura, juntamente com seus familiares, diretores das escolas Maria Umbelino professor Edson Alves, Dr. Hélio Barbosa Rafaella Lima, Secretária de Educação Profª Conceição Anselmo, chefe de gabinete Audy Acciole, professor Aniertony Figueredo e Coordenadora do Meio Ambiente Erika Marielle.

Vejamos os nomes dos ganhadores:

Alunos do 4º e 5º ano

1º lugar - Elizabete Gomes da Silva (Escola Manoel Dantas)

2º lugar - Iasmim Dias Oliveira (Escola Maria Umbelino)

3º lugar - Laidiane de Oliveira Lins Chacon (Escola Manoel Dantas)

Alinos do 6º ao 9º ano

1º lugar - Isaiane dos Santos - (Escola Municipal Hélio Barbosa)

2º lugar - Ianca Ladiane Grilo Barbalho (Escola Municpal Hélio Barbosa)

3º lugar - Kyviia Maria Arruda de Melo ( Escola Manoel Dantas)
















sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quase 40% das crianças violentadas foram vítimas do pai
Uma pesquisa realizada no HC (Hospital das Clínicas) da USP (Universidade de São Paulo) revela que o combate e a prevenção de abusos sexuais a crianças precisam ser feitos, principalmente, dentro de casa. Segundo o estudo, quatro de cada dez crianças vítimas de abuso sexual foram agredidas pelo próprio pai e três, pelo padrasto. Os resultados foram obtidos após a análise de 205 casos de abusos a crianças ocorridos de 2005 a 2009. As vítimas dessas agressões receberam acompanhamento psicológico no HC e tiveram seu perfil analisado pelo Nufor (Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense) do hospital. Segundo Antonio de Pádua Serafim, psicólogo e coordenador da pesquisa sobre as agressões, em 88% dos casos de abuso infantil, o agressor faz parte do círculo de convivência da criança. O pai (38% dos casos) é o agressor mais comum, seguido do padrasto (29%). O tio (15%) é o terceiro agressor mais comum, antes de algum primo (6%). Os vizinhos são 9% dos agressores e os desconhecidos são a minoria, representando 3% dos casos. "É gritante o fato de o pai ser o maior agressor. Ele é justamente quem deveria proteger", afirmou Serafim, sobre os dados da pesquisa, que ainda serão publicados na Revista de Psiquiatria Clínica da Faculdade de Medicina da USP. "As crianças são vítimas dentro de casa." A pesquisa coordenada pelo psicólogo mostra também que 63,4% das vítimas de abuso são meninas. Na maioria dos casos, a criança abusada, independentemente do sexo, tem menos de 10 anos de idade. Para Serafim, até pela pouca idade das vítimas, o monitoramento das mães é fundamental para prevenção dos abusos. Muitas crianças agredidas não denunciam os agressores. Elas, porém, dão sinais de abusos em seu comportamento, segundo Serafim. Por isso, as mães devem estar atentas às mudanças de humor das crianças. "Uma mudança brusca é a maior sinalização de abuso", disse.
FONTE: O Imparcial
Petrobras lança campanha para estimular denúncias pelo Disque 100


Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (18), a Petrobras Distribuidora lançou uma campanha em 218 postos de combustíveis, em todo o país, e em mais de 70 unidades operacionais da empresa. Até domingo (22), serão distribuídos folhetos e expostas faixas informativas para incentivar denúncias por meio do Disque 100. Esse é o número usado pelo governo para receber relatos de casos de abusos contra crianças e adolescentes. “Estamos também colocando banners nos postos do Brasil inteiro para fazer essa divulgação. É uma campanha que visa à denúncia de abuso e exploração, ou seja, proteger nossas crianças. Nós, do sistema Petrobras, estamos sempre apoiando esse tipo de iniciativa”, disse o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto. Lima também ressaltou que os caminhoneiros são os maiores aliados da campanha. “Os caminhoneiros que transitam pelo Brasil passam em áreas onde eventualmente tem essa questão de exploração de crianças e, por isso, são atores importantíssimos que tentamos atingir”, informou. Segundo dados do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Disque 100 recebe em média 80 denúncias por dia. Desde o início do serviço, em maio de 2003, até fevereiro deste ano, o Disque já registrou mais de 2,5 milhões de atendimentos e encaminhou cerca de 150 mil denúncias.
Da Agência Brasil

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAMINHADA 18 DE MAIO



FOI UM SUCESSO A CAMINHADA ALUSIVA AO 18 DE MAIO EM SANTO ANTONIO.

A ARTICULAÇÃO DO SELO UNICEF; A COMISSÃO PRÓ - SELO, O CMDCA, CRAS, CREAS, CONSELHO TUTELAR, PETI, PRÓ - JOVEM, MINISTÉRIO PÚBLICO, O PROERD, AGENTES DE SAÚDE, SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE, ALUNOS, ALUNAS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DIRETORES DAS ESCOLAS MARIA UMBELINO DE MELO, HÉLIO BARBOSA, JOSÉ ALEXANDRE DE LIMA, IDEAL COLÉGIO E CURSO E A POPULAÇÃO EM GERAL FORAM AS RUAS DE SANTO ANTONIO DIZER NÃO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

OS ALUNOS LEVARAM CARTAZES E FAIXAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA E MOSTRARAM QUE A SOCIEDADE EM GERAL ESTÁ DE OLHO E EM VIGÍLIA PARA DENUNCIAR ABUSOS CONTRA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTE EVENTO O NOSSO MUITO OBRIGADO.


VAMOS CUIDAR DAS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


É SANTO ANTONIO RUMO A CONQUISTA DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2009 - 2012




















terça-feira, 17 de maio de 2011

ABUSADOR: A SOCIEDADE ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ







RN lidera o ranking em denúncias de violência sexual contra crianças


Com uma média de 19,31 denúncias para um grupo de 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte tem se mantido na liderança do ranking de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A Grande Natal é a região do Estado como maior número de denúncias, incidindo mais precisamente nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Os dados são do serviço "Disque 100", criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e refletem as denúncias de violência contra crianças e adolescentes até o mês de janeiro deste ano.O interior do Estado também registra aumento dos casos de exploração. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a cada 26 quilômetros das rodovias federais no Rio Grande do Norte, cerca de 17 quilômetros possuem pontos vulneráveis à exploração sexual, principalmente em locais próximos a postos de gasolina e obras da Petrobras, devido ao grande aglomerado de trabalhadores do sexo masculino.Esses dados foram apresentados ontem, no Centro Municipal deReferência em Educação Aluízio Alves (Cemure), durante o Seminário em alusão ao "Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", que é lembrado amanhã. O encontro discutiu os avanços dos sete anos do Comitê Estadual voltado para o combate ao problema; a preocupação com a vulnerabilidade de Natal na Copa 2014 com relação à exploração de crianças e adolescentes; e os desafios na área para a próxima gestão municipal, devido à proximidade das eleições. Hoje, ocorre a instalação da Frente Parlamentar estadual em defesa da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa, às 14h. E amanhã, haverá o seminário da Rede de Proteção, além de caminhadas em Ponta Negra e atividades em escolas públicas.Para a coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, Sayonara Dias, os dados mostram que, ano a ano, ocorre aumento no número de denúncias de violência sexual contra a crianças e adolescentes. Mas isso não quer dizer necessariamente que está havendo um aumento no número de casos, mas que a sociedade está mais sensibilizada e está denunciando, acredita ela. "Isso é muito positivo porque, antes, a grande maioria das pessoas tinha medo de denunciar e hoje se compreendeessaimportância",afirma.Casos por Estado (por 100 mil habitantes)RioGrandedoNorte-19,31; denúncias DistritoFederal-12,95; Bahia-11,22.Observação: Embora São Paulo seja o Estado que mais recebeu denúncias em números absolutos (1.814), também é o antepenúltimo do ranking em números relativos, com 4,55 denúncias/100 mil habitantes.


FONTE: Jornal Diário de Natal

sábado, 14 de maio de 2011





C O N V I T E




A Articulação do Selo Unicef, as secretarias municipais de saúde, educação, assistência social, conselho tutelar e conselho municipal dos direitos da criança e adolescente de Santo Antonio, tem a honra de convidar toda população em geral, professores, diretores, alunos, pais de alunos, para participarem no próximo dia 18 de uma caminhada pelas principais ruas de nossa cidade em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada terá início às

7: 00 da manhã com concentração em frente à ESCOLA MUNICIPAL MARIA UMBELINO DE MELO E ENCERRAMENTO EM FRENTE AO PAVILHÃO NA AVENIDAPRINCIPAL.
Contamos com a presença de todos!Venha! Participe e diga não ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.Fique ligado! Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes.

sábado, 7 de maio de 2011

QUE TODAS AS MÃES GARANTAM AMOR, CARINHO, SAÚDE, AFETO E ESPERANÇA PARA AS SUAS CRIANÇAS. E NÃO ESQUEÇAM: A MAIOR HERANÇA QUE DEIXAMOS PARA OS NOSSOS FILHOS É A EDUCAÇÃO.

A TODAS AS MÃES SANTOANTONIENSES AS NOSSAS SINCERAS HOMENAGENS.


FELIZ DIA DAS MÃES


























segunda-feira, 2 de maio de 2011

Unicef promoverá quatro encontros regionais para capacitar mobilizadores sociais dos municípios do RN


Todos os municípios inscritos na edição 2009/2012 do Selo Unicef Municipio Aprovado estão convocados a participar dos encontros regionais que serão promovidos pelo Unicef no período de 24 a 27 de maio. Na sequência, os encontros serão realizados em Natal, Currais Novos, Martins e Mossoró e têm por objetivo capacitar os articuladores e mobilizadores municipais.

A capacitação se dará nos temas de participação social da campanha do Selo Unicef, que são os seguintes: Educação para a convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade; Comunicação para a Igualdade Étnico-racial e; Esporte e Cidadania.

Cada município inscrito no Selo Unicef 2009/2012 deverá enviar para o respectivo seminário regional o articulador da campanha no município e um mobilizador (adulto) para cada um dos três temas do seminário, totalizando quatro participantes por municípios, aos quais o Unicef fornecerá alimentação. Não está incluída a alimentação dos motoristas, que deverá ficar por conta do respectivo município.

A série de encontros regionais será aberta com o de Natal, no dia 24 de maio, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), das 8 às 16 horas. Os municípios constantes da relação abaixo terão até o dia 17 de maio para confirmar presença, por meio do telefone 3211 1555 ou pelo email selounicefrn@gmail.com

1-Arês 2-Baia Formosa 3-Bom Jesus 4-Brejinho 5-Caiçara do Rio do Vento 6-Ceará-Mirim 7-Canguaretama 8-Goianinha 9-Extremoz 10-Ielmo Marinho 11-Jundiá 12-Lagoa de Pedras 13-Lagoa Salgada 14-Macaíba 15-Maxaranguape 16-Montanhas 17-Monte Alegre 18-Natal 19-Nísia Floresta 20-Nova Cruz 21-Parnamirim 22-Passagem 23-Pedra Grande 24-Poço Branco 25-Pureza 26-Rio do Fogo 27-São Gonçalo do Amarante 28-São José do Mipibu 29-São Miguel do Gostoso 30-Sen. Elói de Souza 31-Sen. Jorge Avelino 32-Taipu 33.Tibau do Sul 34-Touros 35.Várzea 36-Vera Cruz

O encontro regional em Currais Novos será realizado no IFRN, das 8 às 16 horas do dia 25 de maio. Os municípios constantes da relação abaixo terão até o dia 18 de maio para confirmar presença, por meio do telefone 3211 1555 ou pelo email selounicefrn@gmail.com

1. Acari 2. Barcelona 3.Boa Saúde 4.Campo Redondo 5.Carnaúba dos Dantas 6.Cerro Corá 7. Coronel Ezequiel 8.Cruzeta 9.Currais Novos 10.Equador 11.Jaçanã 12.Japi 13. Jardim do Seridó 14. João Câmara 15.Lagoa D`Anta 16.Lagoa dos Velhos 17.Lagoa Nova 18. Lajes Pintadas 19. Monte das Gameleiras 20.Parelhas 21.Passa e Fica 22.Ruy Barbosa 23.Santa Cruz 24. Santana do Seridó 25.Santo Antônio 26.São Bento do Trairi 27.São João do Sabugi 28.São José do Campestre 29.São José do Seridó 30.São Paulo do Potengi 31.São Tomé 32. São Vicente 33.Serra Caiada 34.Serra de São Bento 35.Serrinha 36.Sitio Novo 37.Tangará

No dia 26, no Hotel Chalé Lagoa dos Ingás, será realizado o Encontro Regional de Martins. Os municípios constantes da relação abaixo terão até o dia 19 de maio para confirmar presença, por meio do telefone 3211 1555 ou pelo email selounicefrn@gmail.com

1. Almino Afonso 2.Antônio Martins 3. Apodi 4.Doutor Severiano 5.Encanto 6.Francisco Dantas 7. Frutuoso Gomes 8.Ipueira 9.Itaú 10. Janduís 11.João Dias 12. Lucrécia 13.Luís Gomes 14.Major Sales 15.Martins 16. Messias Targino 17.Oho d`água dos Borges 18.Paraná 19.Rodolfo Fernandes 20.Patu 21.Pau dos Ferros 22.Pilões 23.Portalegre 24.Rafael Fernandes 25.Rafael Godeiro 26. Riacho da Cruz 27. Riacho de Santana 28.São Miguel 29.Serra Negra do Norte 30.Severiano Melo 31.Tenente Ananias 32.Timbaúba dos Batistas 33. Umarizal 34.Venha-Ver 35.Viçosa

Por último, no dia 27 de maio, será realizado no auditório doa Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias, o Encontro Regional de Mossoró. Os municípios constantes da relação abaixo terão até o dia 20 de maio para confirmar presença, por meio do telefone 3211 1555 ou pelo email selounicefrn@gmail.com

1. Açu 2.Afonso Bezerra 3.Alto dos Rodrigues 4.Angicos 5.Areia Branca 6.Baraúna 7.Bodó 8. Caiçara do Norte 9.Campo Grande 10.Caraúbas 11.Carnaubais 12.Felipe Guerra 13.Florânia 14.Galinhos 15.Gov. Dix-Sept Rosado


Fonte: Fermurn