segunda-feira, 21 de junho de 2010

Comissão de Trabalho aprova parecer de Sandra Rosado
A Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou parecer da deputada federal Sandra Rosado ao Projeto de Lei 6763/2010, que prevê a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no município de Nova Cruz.A proposta, que é originária do Senado Federal e de autoria da senadora Rosalba Ciarlini, foi defendida na Comissão do Trabalho pela deputada Sandra Rosado, que teve seu parecer aprovado por unanimidade. "Com essa proposta estamos beneficiando estudantes que poderão contar com uma educação de qualidade e qualificação técnica sem terem que se deslocar até a capital; o que também impulsiona diretamente o desenvolvimento na região", justifica Sandra Rosado.Pela proposta, o IFRN de Nova Cruz, situado na microrregião Agreste potiguar, vai polarizar 12 municípios da subzona fronteiriça da Paraíba, com uma população de cerca de 142 mil habitantes, cuja economia está assentada no comércio e na pecuária e na agricultura de pequeno porte.Quando implantado, o campus do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia deve contar cursos de formação técnica voltados para as características e potencialidades da economia regional. Com aprovação pela Comissão do Trabalho, o projeto vai agora para análise das comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça, onde se aprovado, e não houver recurso, já segue direto para sanção presidencial.
FONTE: GAZETA DO OESTE.
“OS ESTUDANTES DE SANTO ANTONIO/RN TERÃO A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR EM UMA ESCOLA TÉCNICA PRÓXIMA De SUA CIDADE. MAIS UMA OPORTUNIDADE DE VIDA PARA OS JOVENS QUE ESTUDAM EM ESCOLA PÚBLICA.”

II SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DE COMBATE A DENGUE - 2010












A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZOU NO MÊS DE MAIO EM PARCERIA COM AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE A SEGUNDA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO MUNICIPAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE. A PROGRAMAÇÃO CONTOU COM ABERTURA NO CCI; PALESTRAS PARA OS ESTUDANTES; CONCURSO DE REDAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CARTAZES E PANFLETOS NAS ESCOLAS, ALÉM DE UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO FEITA PARA A POPULAÇÃO ATRAVÉS DO RÁDIO E DE CARRO DE SOM.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Criança e adolescente em pauta no RN
Selo Unicef reconhece cidades que investem na juventude. Natal busca certificado pela primeira vezFrancisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br
Unicef promoveu ontem, no Cemure (Centro Municipal de Referência em EducaçãoAluízio Alves), o I Encontro Estadual sobre a Metodologia do Fórum Comunitário, reunindo representantes dos municípios potiguares que concorrem à edição 2009-2012 do Selo Unicef Município Aprovado. Do encontro participaram os articuladores municipais do Selo, os presidentes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e um adolescente de cada um dos 165 municípios inscritos nesta edição. Entre os participantes estavam a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, o Secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Gercino Saraiva, Marcos Dionísio (Conselho Estadual da Criança e Adolescente-Consec) e Ana Paula Queiroz (Casa Renascer). Natal busca certificação pela primeira vez.
Reunião com gestores e representantes de fóruns foi realizada ontem Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press Segundo a coordenadora do Unicef para o Nordeste, Ana Márcia, o objetivo do encontro foi de preparar o município para realização do Fórum Comunitário que é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nas políticas públicas para a população de 0 a 18 anos."Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaborarão um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência".

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Unicef reúne inscritos no Selo


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reúne, nesta segunda-feira, representantes de 165 municípios do Rio Grande do Norte para discutir detalhes da metodologia do “Selo Unicef Município Aprovado”, um certificado criado pela representação no Brasil para estimular ações destinadas à melhoria da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes. No ano passado, dos 165 que se inscreveram 43 foram contemplados, a maioria municípios de pequeno porte, onde ações nas áreas de saúde e educação têm forte impacto nos indicadores do selo. Da Grande Natal foram premiados apenas os municípios de Macaíba e Parnamirim.

O encontro Estadual sobre a Metodologia do 1º Fórum Comunitário desta segunda-feira será realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, ao lado da Rodoviária da Cidade da Esperança, das 8h às 13h e reunirá os articuladores municipais do Selo, os presidentes de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e um adolescente de cada um dos municípios participantes.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população até 18 anos de idade.

Lideranças locais ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaborarão um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

A partir da análise do conjunto de indicadores sociais nas áreas de saúde, educação e proteção, os municípios deverão organizar, até o final de setembro deste ano, uma reunião pública ou Fórum Comunitário com os diversos segmentos da comunidade local para discutir as melhores formas de garantir os direitos de crianças e adolescentes nos municípios. Em âmbito nacional, discussão semelhante vem sendo feita no país em comemoração ao 20º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Criado em 1999, o Selo Unicef foi desenvolvido inicialmente no Ceará. Em 2006 chegou ao Rio Grande do Norte e a outros estados nordestinos.