sexta-feira, 28 de maio de 2010

LANÇAMENTO DO SELO UNICEF A NÍVEL MUNICIPAL

ACONTECEU no último dia 14 de maio (sexta - feira) o lançamento do Selo Unicef a nível municipal em Santo Antonio -RN /Edição (2009 - 2012). O evento contou com a participação de alunos e alunas das escolas públicas e municipais da cidade. Houve uma grande caminhada em prol do selo. No pavilhão e na quadra da rua principal aconteceram apresentações culturais das escolas e do Pró - Jovem. Diretores, Professores, funcionários, servidores públicos, políticos e a população no geral prestigiaram o evento. A todos o nosso muito obrigado!
É Santo Antonio rumo a conquista do Selo Unicef.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

XIII Marcha termina com novos compromissos do governo com o municipalismo


A participação do presidente Lula – acompanhado do vice Jose Alencar e uma comitiva de 18 ministros - marcou o encerramento da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta quinta-feira, 20 de maio. Ele e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fizeram uma avaliação sobre os avanços da relação entre governo federal e Municípios nos últimos anos.

Prefeitos de todo o Brasil,Vereadores e Assessores, repetiram esta semana a conhecida “marcha a Brasília”. Trata-se de uma ação que, apesar de ter virado rotina nos últimos anos, pouco ou nada mudou para os administradores municipais, que continuam de pires na mão a mendigar migalhas da União. Esse tipo de manifestação decorre do fato de que os municípios não têm recursos suficientes para cumprir suas obrigações constitucionais com educação, saúde, infraestrutura, habitação, etc.

O problema surgiu a partir da Constituição de 88, quando foram delegadas maiores responsabilidades aos municípios, mas sem a contrapartida equivalente de recursos. Precisamos dar um basta nisso!

A situação calamitosa do ponto de vista orçamentário-financeiro é a inadequada repartição das receitas tributárias entre os entes federados (União, estados e municípios). Pelo atual sistema federativo, 60% dos impostos ficam com a União, 25% com os estados e apenas 15% em média com os municípios. Não bastasse isso, os municípios sofreram mais um duro golpe recentemente quando o governo promoveu a redução do IPI para automóveis e eletrodomésticos. A queda de arrecadação virou corte no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a principal fonte de recursos dos municípios. Como diz o ditado, “o governo fez cortesia com o chapéu alheio”.

"Em Brasília acompanhei tudo de perto, ao lado do Prefeito Dr. Gilson Geraldo, e outros Prefeitos do RN, agora estou de volta a minha Terra da Onça e vamos ao trabalho, disse Audy Acciole."


Fonte: santoantoniominhacidade.blogspot.com

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lula participa da XIII Marcha de Prefeitos...


Esta previsto para o encerramento da XII Marcha de Prefeitos em Brasília, hoje, quinta-feira (20), que o presidente Lula se faça presente, quando deverá anunciar certamente, algumas concessões que atendam às necessidades dos municípios brasileiros. Estima-se de que, cerca de mais de 5 mil gestores municpais, tendo aí também, vereadores e Assessores, estejam na capital federal, em busca de soluções em favor de mais recursos à saúde, bem como, a participação na divisão dos lucros do pré-sal. Vamos aguardar aqui, eu e Dr. Gilson à hora do Presidente falar, depois eu conto tudo!

Pré- candidatos à Presidência da República foram recebidos por gestores municipais, em Brasília


Na manhã de ontem, 19 de maio, os gestores municipais de todo o País ouviram os pré-candidatos à Presidência da República. Nove perguntas sobre Pacto Federativo, Educação, Saúde foram respondidas aos milhares de prefeitos reunidos na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Questões relacionadas à distribuição dos recursos do petróleo também foram discutidas.

Recebidos pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) tiveram contato com os Municípios e com as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais.

O primeiro a responder às perguntas dos gestores foi José Serra (PSDB), que elogiou o movimento municipalista e disse que compreende os problemas dos Municípios porque já governou uma prefeitura. Em relação às desonerações que causam impacto nas finanças municipais, como no Fundo de Participação (FPM), ele disse que é muito errado se fazer redução temporária de impostos, e os Municípios pagarem a conta.

Atentos, os gestores ouviram a exposição da Marina Silva (PV), que abordou bastante as questões ambientais e defendeu uma evolução na área Educacional. De acordo com ela, para que o Brasil continue a crescer, é necessário investir mais na Educação pública.

A última a ser recebida pelos gestores municipais foi Dilma Roussef (PT), que afirmou ter o objetivo de construir um governo municipalista e relembrou as participações do governo federal nas Marchas. A candidata do PT à Presidência afirmou que o governo lançou as bases para o Brasil, mas que será necessário superar este trabalho para chegar a ser um grande país.




Fonte: santoantoniominhacidade.blogspot.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Entrevistadores do cadastro único participam de capacitação



Os entrevistadores do cadastro único para programas sociais participaram no período de 11 a 14 deste mês, de uma capacitação para formação de Entrevistadores dos Novos Formulários do CADASTRO ÚNICO. Estiveram representando a Secretaria de Assistencia Social de Santo Antonio, a Coordenadora do Bolsa Família Lucinda Torquato, a Assistente Social Elane Kaline e as entrevistadoras Ana Larissa, Eloá Concetino, Maria Gabriela e Ana Alice.

Elane Kaline eLucinda Torquato